NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

SALVAR OS MELHORES E MAIS INTELIGENTES DO PAQUISTÃO DO EXTREMISMO

Os rapazes e raparigas do Paquistão aprendem os direitos humanos. Em menos de 3 anos, mais de 20 mil crianças foram educadas no currículo da Youth for Human Rights.

Como um homem está a alcançar milhares de jovens paquistaneses com a educação dos direitos humanos antes dos grupos extremistas os recrutem — criando aquilo que ele chama “soldados da paz”.

“Os extremistas virão às escolas, falar com as crianças e recrutá‑las. Eles querem as crianças que são espertas e inteligentes”, disse o Ihsan Hanjra, ao falar de grupos militantes que antes se acreditava que procuravam primariamente os pobres e deseducados. Mas um estudo recente de um desses grupos descobriu que os recrutas eram na maioria bem‑educados, e que começavam com 17 anos e morriam por volta dos 21.

O Sr. Hanjra, um advogado do Tribunal Superior do Paquistão, está determinado a mudar os seus destinos. Ativo nos direitos humanos durante anos, mas só quando ouviu o nome “Youth for Human Rights” em 2014 é que ele reconheceu o seu ofício; ele encomendou imediatamente os materiais para ensinar aos jovens antes dos grupos militantes lhes ensinassem outra coisa.

Mas ele tinha de ser discreto. “Não é fácil partilhar a mensagem de que ‘Todos os seres humanos nascem livres’ — é como brincar com o fogo no Paquistão”, disse ele. Ele abordou as autoridades do distrito de Gujranwala e obteve permissão para uma primeira “Reunião de Consciencialização dos Direitos Humanos”. Com uma sessão de treino que conduziu a uma aprovação para uma outra, ele começou logo a entregar a centenas de alunos das escolas públicas de cada vez.

O Sr. Hanjra ensina o programa diretamente do manual do professor, mas o que ele faz a seguir é único. Ele seleciona 4 alunos — os alunos mais inteligentes do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos — e treina‑os no currículo. Eles depois entregam às escolas vizinhas durante os próximos quatro anos. Desta forma, ele acelera exponencialmente o seu alcance e obtêm os melhores e mais inteligentes antes dos extremistas.

“Não é fácil partilhar a mensagem de que ‘Todos os seres humanos nascem livres’ — é como brincar com o fogo no Paquistão.”

“Estamos na verdade a prejudicar os nossos jovens se não lhes ensinamos a paz e os direitos humanos, porque outra pessoa irá ensinar‑lhes o extremismo e eles irão tornar‑se soldados do extremismo. Eu quero que eles sejam soldados da paz”, disse ele.

Ele treinou 400 professores e 2 mil jovens mais inteligentes e ao todo educou até agora 20 mil alunos nos direitos humanos na região de Punjab.



FACTOS

EXTREMISMO NO PAQUISTÃO

Nesta publicação, viu a YHR a salvar jovens do extremismo. Aqui está o desafio e a promessa.

QUASE

50%

das bombas suicidas no Paquistão são jovens de 16 anos ou mais novos.

500

CIDADES

no Paquistão tiveram pelo menos um incidente terrorista num ano e 180 cidades tiveram dois ou mais incidentes.

61 497

MORTES

de violência terrorista no Paquistão de 2003 a 2016.

87%

DOS MUÇULMANOS

do Paquistão dizem que o suicídio nunca é uma justificação de forma a defender o Islão dos seus inimigos.

87%

DOS HOMENS E MULHERES

no Paquistão dizem que é igualmente importante os rapazes e as raparigas serem educados.



Precisamos da sua ajuda

Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD