INVERNO 2015NEWSLETTER

PROGRAMA MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Fase Dois » Forças de Segurança

Unidos pelos Direitos Humanos providenciou treino sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem a mais de 10 000 cadetes da polícia no estado central indiano de Madhya Pradesh, coincidindo com a Fase II do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos Mundial das Nações Unidas.

No dia 10 de dezembro de 2014, no fecho da Década para a Educação dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Assembleia-Geral das Nações Unidas anunciou a fase III do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos Mundial das Nações Unidas para levar adiante a implementação dos programas de educação dos direitos humanos em todos os sectores da sociedade.

Fase I (2005–09) enfatizou a implementação da educação dos direitos humanos nos sistemas escolares primários e secundários.

Fase II (2010–14) pediu pela integração da educação dos direitos humanos no sistema de educação superior e no treino de professores, funcionários públicos, agentes das forças da lei e do exército.

Fase III (2015–19) focar-se-á nos jornalistas e noutros profissionais dos mass media, com ênfase na educação e treino na igualdade e não discriminação. O alvo do programa é combater os estereótipos e violência; desenvolver o respeito pela diversidade; e promover a tolerância, diálogo intercultural e inter-religioso e a inclusão social.

A base racional para a ênfase da segunda fase é clara: Os professores e instituições de educação superior ajudam e encorajam os cidadãos e líderes de amanhã. Para além disso os funcionários públicos, agentes de forças da lei pessoal e pessoal do exército carregam uma responsabilidade maior por respeitar e proteger os direitos dos demais.

Em levar adiante este mandato, Unidos pelos Direitos Humanos tem realizado programas para providenciar educação e treino sobre os direitos humanos às forças de segurança nas áreas do mundo que enfrentam desafios enormes. Isto tem abrangido desde conduzir treino dos direitos humanos aos cadetes da polícia no estado central indiano de Madhya Pradesh ao treino do pessoal do exército através da Escola de Direitos Humanos e Lei Humanitária Internacional do Exército Nacional Colombiano.

Na conclusão da segunda fase do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos Mundial das Nações Unidas no início de 2015, cada Estado-membro das Nações Unidas avaliarão a sua implementação desta fase do programa e providenciar um relatório ao Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR). O OHCHR depois preparará um relatório global baseado nesses relatórios de avaliação nacionais e submetê-lo-á ao Conselho para os Direitos Humanos, o corpo mais elevado dos direitos humanos nas Nações Unidas.



MARCOS MILIÁRIOS NA EDUCAÇÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

  • 1995–2004: Década para a Educação dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

  • 2005–09: Fase I do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos das Nações Unidas foca-se na educação dos direitos humanos nos sistemas escolares primários e secundários.

  • 2010–14: Fase II enfatiza a educação dos direitos humanos para uma educação dos direitos humanos superior e programas de treino para professores, funcionários públicos, agentes da lei e exército.

  • Fevereiro de 2012: A Assembleia-Geral das Nações Unidas adopta o Treino e Educação da Declaração sobre os Direitos Humanos das Nações Unidas com a meta de «desenvolver uma cultura universal dos direitos humanos, na qual todas as pessoas estão conscientes dos seus próprios direitos e responsabilidades respeitantes aos direitos das outras pessoas».
  • Início de 2015: Estados-membro das Nações Unidas relatam ao Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos acerca da sua implementação da Fase II.

  • 2015: Escritório do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos providencia o relatório global ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

  • 2015-19: Fase III do Programa Mundial foca-se nos profissionais dos mass media e jornalistas, com ênfase na educação e treino na igualdade e sem discriminação.

AJUDE A FAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE

Una-se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar-se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. A UHR (sigla de United for Human Rights que em português significa Unidos pelos Direitos Humanos) auxilia indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais a elevarem a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD