INVERNO 2015NEWSLETTER

Unidos pelos Direitos Humanos
LEVAR REFORMA AO EXÉRCITO COLOMBIANO E RESTAURAR «FÉ NA CAUSA»

Nova Realidade
A mentalidade do Exército Colombiano mudava à medida que os soldados liam A História dos Direitos Humanos de Unidos pelos Direitos Humanos.

Durante mais de 50 anos que a Colômbia tem sido rasgada por conflitos armados interno, com o Exército Nacional e grupos paramilitares a continuarem uma guerra contra a insurreição das guerrilhas de esquerda. Durante o conflito sangrento têm sido perpetradas graves violações dos direitos humanos.

O escândalo de «falsos positivos» (um teste que deteta falsamente uma condição que não está presente) veio a público em 2008. Este envolveu uma série de assassínios nos quais membros do exército vestidos como civis pobres ou deficientes mentais como insurgentes, mataram-nos e depois apresentaram-nos como baixas de insurgentes, recebendo promoções e outras recompensas com a contagem de corpos inflada.

leia mais >>

PROGRAMA MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Fase Dois » Forças de Segurança

Unidos pelos Direitos Humanos providenciou treino sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem a mais de 10 000 cadetes da polícia no estado central indiano de Madhya Pradesh, coincidindo com a Fase II do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos Mundial das Nações Unidas.

No dia 10 de dezembro de 2014, no fecho da Década para a Educação dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Assembleia-Geral das Nações Unidas anunciou a fase III do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos Mundial das Nações Unidas para levar adiante a implementação dos programas de educação dos direitos humanos em todos os sectores da sociedade.

Fase I (2005–09) enfatizou a implementação da educação dos direitos humanos nos sistemas escolares primários e secundários.

Fase II (2010–14) pediu pela integração da educação dos direitos humanos no sistema de educação superior e no treino de professores, funcionários públicos, agentes das forças da lei e do exército.

Fase III (2015–19) focar-se-á nos jornalistas e noutros profissionais dos mass media, com ênfase na educação e treino na igualdade e não discriminação. O alvo do programa é combater os estereótipos e violência; desenvolver o respeito pela diversidade; e promover a tolerância, diálogo intercultural e inter-religioso e a inclusão social.

leia mais >>

Direitos Humanos em Ação
QUANDO A COMPAIXÃO LEVA À DEFESA

No outro lado do espectro das violações dos direitos humanos extremamente maus pelas forças de segurança na Colômbia, o currículo Fazer dos Direitos Humanos uma Realidade de Unidos para os Direitos Humanos é ensinado por professores em salas de aulas por todo o mundo.

«[OS MEUS ALUNOS] ESTÃO MAIS EDUCADOS E INTERESSADOS NO QUE ACONTECE À SUA VOLTA E NÃO TOLERAM INJUSTIÇAS CONTRA OS OUTROS.»

— Patricia B., Professora do Instituto Tecnológico, México
leia mais >>

EDUCAÇÃO GLOBAL SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

Unidos pelos Direitos Humanos, e o seu componente juvenil de Youth for Human Rights Internacional, forjaram parcerias com organizações nacionais para desenvolverem e implementarem programas educacionais e de treino sobre os direitos humanos em países pelo mundo. Eles incluem:


Etiópia Comissão de Direitos Humanos da Etiópia

Camarões Comissão Nacional sobre os Direitos Humanos e Liberdades

Mongólia Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Mongólia


DATAS
Defesa dos Direitos Humanos em 2015

20 de fevereiro: Dia Mundial de Justiça Social

1 de março: Dia de Intolerância à Discriminação

21 de março: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

6 de abril: Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz

20 de junho: Dia Mundial do Refugiado

30 de julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

21 de setembro: Dia Internacional da Paz

16 de novembro: Dia Internacional da Tolerância

10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos das Nações Unidas



MARCOS MILIÁRIOS NA EDUCAÇÃO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

  • 1995–2004: Década para a Educação dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

  • 2005–09: Fase I do Programa Mundial para a Educação dos Direitos Unidos das Nações Unidas foca-se na educação dos direitos humanos nos sistemas escolares primários e secundários.

  • 2010–14: Fase II enfatiza a educação dos direitos humanos para uma educação dos direitos humanos superior e programas de treino para professores, funcionários públicos, agentes da lei e exército.

  • Fevereiro de 2012: A Assembleia-Geral das Nações Unidas adopta o Treino e Educação da Declaração sobre os Direitos Humanos das Nações Unidas com a meta de «desenvolver uma cultura universal dos direitos humanos, na qual todas as pessoas estão conscientes dos seus próprios direitos e responsabilidades respeitantes aos direitos das outras pessoas».
  • Início de 2015: Estados-membro das Nações Unidas relatam ao Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos acerca da sua implementação da Fase II.

  • 2015: Escritório do Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos providencia o relatório global ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

  • 2015-19: Fase III do Programa Mundial foca-se nos profissionais dos mass media e jornalistas, com ênfase na educação e treino na igualdade e sem discriminação.

AJUDE A FAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE

Una-se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar-se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. A UHR (sigla de United for Human Rights que em português significa Unidos pelos Direitos Humanos) auxilia indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais a elevarem a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD