A Youth for Human Rights International Celebra o Seu 20.º Aniversário

Vinte anos a espalhar a mensagem dos direitos humanos.

A Youth for Human Rights International celebra o seu 20.º Aniversário este ano: 20 anos a fornecer recursos educacionais e atividades sobre os direitos humanos que educam, informam, auxiliam e unem os indivíduos, educadores, organizações e órgãos governamentais na disseminação e adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (DUDH) em todos os níveis da sociedade.

Todos os anos no Dia dos Direitos Humanos, a Youth for Human Rights International organiza eventos para promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“O estado dos direitos humanos é devastador”, disse a fundadora e presidente da Youth for Human Rights International (YHRI), Mary Shuttleworth. “As pessoas nunca defenderão os seus direitos ou os direitos dos outros se não compreenderem o que estes são.”

Em 2001, a Mary, uma defensora e educadora veterana dos direitos humanos, ficou profundamente perturbada pelo estado dos direitos humanos no mundo após o 11 de Setembro. Ao ficar a saber que 90% das pessoas entrevistadas eram incapazes de nomear mais de 3 dos 30 direitos concedidos pela DUDH, ela lançou uma iniciativa para informar os jovens sobre esse documento que celebra o 73.º aniversário da sua adoção no Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro.

Jovens representantes da 14.ª Cimeira Anual dos Direitos Humanos organizada pela Youth for Human Rights International nas Nações Unidas em Nova Iorque.

A Mary põe em xeque a questão de se ensinar às crianças que a escravidão foi abolida no século XIX quando provavelmente não há nenhum país na Terra onde o tráfico humano não esteja a acontecer agora mesmo. “O facto é que hoje em dia, mais homens, mulheres e crianças vivem na escravidão do que no auge do tráfico de escravos”, afirma ela.

A missão da YHRI é ensinar aos jovens os direitos humanos e inspirá‑los a tornarem‑se defensores valiosos da tolerância e da paz.

Alguns dos marcos miliários realizados pela YHRI nos seus primeiros 20 anos incluem:

  • 16 Cimeiras Anuais Internacionais dos Direitos Humanos e Tours Educacionais Mundiais. A Mary viajou mais de 1 milhão de quilómetros — o equivalente a dar 26 voltas ao mundo — apresentando a campanha YHRI a mais de 1500 oficiais do governo em 82 países.
  • 30% da população do Timor‑Leste foi educada nos materiais da YHRI nas escolas do país, graças ao apoio do Vencedor do Prémio Nobel da Paz e do antigo presidente José Ramos‑Horta.
  • A YHRI foi determinante para a aprovação de leis na Costa Rica e no estado de Chiapas, México, tornando a educação dos direitos humanos obrigatória nas escolas e na incorporação da DUDH na constituição do estado de Chiapas.
  • Depois de a YHRI treinar 200 000 militares colombianos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, as violações por parte das forças armadas caíram 96%.
1,7 milhões de alunos foram educados sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas usando os materiais da Youth for Human Rights International.

Em 2019, a Cimeira Mundial dos Vencedores do Prémio Nobel da Paz entregou à Mary Shuttleworth e à YHRI a sua Medalha da Cimeira da Paz pelo Ativismo Social “em reconhecimento do seu trabalho de educar a juventude do mundo sobre a importância dos direitos humanos através da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

“Não se trata de quanto custará ensinar os direitos humanos, mas o que custaria não ensinar”, disse a Mary. “Quando comecei, muito poucas pessoas sabiam realmente o que eram os direitos humanos. Agora as pessoas estão mais conscientes dos direitos humanos. Não estamos só a fazer a diferença, estamos a mudar os pontos de vista, estamos a aumentar a qualidade de vida e estamos a salvar vidas.”

A YHRI reconhece os seus muitos voluntários e filiais de todo o mundo, com um agradecimento especial ao seu principal patrocinador, a Igreja de Scientology.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD