NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

A RÁDIO FORTALECE A JUVENTUDE INDIANA PARA TRAZER UMA MUDANÇA SOCIAL

Os alunos colaboram para criar conteúdo de rádio dos direitos humanos on‑line e desenvolver as perícias de comunicação e liderança necessárias para serem defensores do lado de fora da sala de aula.

A juventude indiana está a aprender os direitos humanos através de programas de rádio inovadores on‑line, não como ouvintes mas como produtores do conteúdo, a criar e partilhar as suas vozes com o mundo.

A rádio é a forma mais acessível no mundo, mesmo entre os grupos desfavorecidos. Visto que dois a cada cinco pessoas em países menos desenvolvidos são iliterados, a rádio proporciona uma plataforma eficaz para a educação dos direitos humanos para aqueles mais necessitados. E se as tendências atuais continuarem, os jovens serão os professores.

A UNESCO, no Dia Mundial da Rádio de 2015, advogou a rádio de jovens para jovens. “A rádio é um meio para o futuro. Tem o dever de incluir os jovens, não apenas como ouvintes mas ativos como produtores e criadores do conteúdo.”

Os professores inovadores e ONGs ouviram este apelo e viraram o microfone aos jovens dando‑lhes a oportunidade de escrever e produzir os seus próprios programas de rádio.

A Aruna Gali, uma humanitária e editora digital na Índia, desenvolveu a “Escola Rádio”, uma estação de rádio de jovens para jovens.

“Oferece uma oportunidade para apresentar as suas perícias, conhecimento e criatividade para o mundo”, disse a Gali. Ela descobriu que tal fortalecimento juvenil forma uma parceria natural com a educação dos direitos humanos e está a usar a sua plataforma para levar os 30 Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos às escolas e universidades por todo o estado de Andra Pradexe.

“As crianças são capazes de compreender os seus direitos e responsabilidades e criar um mundo melhor.”

Os alunos desenvolvem o conteúdo por si próprios. Ela dá‑lhes folhetos de O Que São os Direitos Humanos? e eles criam os talk shows e programas dos direitos humanos. Eles abordam questões reais da educação, ambiente, direitos das crianças e igualdade de género e propõem soluções viáveis.

“No processo da produção de rádio, os jovens tornaram‑se conscientes de questões sociais e cidadãos responsáveis”, disse a Gali. O programa já está a funcionar em 20 escolas e universidades pelas oito cidades de Andra Pradexe. “Isso é só o começo”, ela prometeu. “As crianças são capazes de compreender os seus direitos e responsabilidades e criar um mundo melhor.”



FACTOS

LIBERDADE DA RÁDIO

Aqui está quão longe o poder da rádio pode chegar para a consciência e a educação dos direitos humanos.

51 000

ESTAÇÕES DE RÁDIO

em operação por todo o mundo.

MAIS DE 1/2

DO MUNDO

ouve a rádio todos os dias.

75%

DAS FAMÍLIAS

em países em desenvolvimento têm acesso a rádio.

1/5

DOS JOVENS

ouvem as notícias da rádio e 25% são mais propensos a ouvirem a rádio on‑line.

2,850%

DE AUMENTO

nas receitas da rádio em 10 anos.



FAÇA UM DONATIVO

Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD