A DEMME DURRETT DESPERTA O ESPÍRITO DOS DIREITOS HUMANOS DE HOUSTON
A Demme virou uma tradição anual de Unidos pelos Direitos Humanos num assunto do tamanho do Texas, mostrando que qualquer pessoa pode fazer a diferença.
Com as filiais e grupos de Unidos pelos Direitos Humanos recentemente a fazerem Passeios e eventos dos Direitos Humanos, em honra do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vamos olhar para um exemplo estelar deste encontro anual realizado pela Demme Durrett de Houston, Texas.
O Passeio e Festival dos Direitos Humanos em Houston, Texas, no Dia dos Direitos Humanos (10 de dezembro) foi o mais significativo até agora, visto que a Demme e a sua equipa honraram um herói afegão dos direitos humanos e reconheceu os esforços de mais de 20 organizações locais sem fins lucrativos dos direitos humanos.
A Demme, uma estudante universitária de 21 anos, organizou o seu primeiro Passeio dos Direitos Humanos sete anos atrás, aos 14 anos, inspirada por um amigo que fundou os Passeios Anuais do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Ele não parava de me dizer quão a experiência foi incrível! O seu projeto parecia algo que me ajudaria a fazer alguma coisa significativa e também conhecer jovens da mesma opinião”, disse a Demme.
Mas a Demme queria fazer algo novo nos Passeios, algo do tamanho do Texas, porque como diz o ditado: “Tudo é maior no Texas.”
Ela juntou‑se à sua mãe e criou um Passeio e Festival do Dia dos Direitos Humanos — um passeio que culminaria com um dia de atividades ao ar livre promovendo os direitos humanos. Em 2011, ela preparou um desses eventos na sua cidade natal The Woodlands, Texas, um subúrbio de Houston, com a participação de mais de 1000 pessoas.
Desde então, todos os anos, a Demme e a sua equipa crescente expandiram as atividades para serem maiores, melhores e para alcançarem mais pessoas com a educação dos direitos humanos.
Inspirados por estes eventos suburbanos, em 2015, pediram à Demme para fazer uma Celebração do Dia dos Direitos Humanos para toda a cidade de Houston. Para fazer justiça a esta terceira maior cidade nos EUA, a Demme e a sua equipa fizeram parceria com a Cidade de Houston, o Gabinete do Presidente da Câmara e a Universidade Rice para criar um Passeio e Festival do tamanho de Houston. O evento não só foi o maior até agora para a Demme, mas possivelmente a maior celebração nos EUA. Houve discursos de líderes dos direitos humanos, atuações de grupos de dança internacionais e mais de 30 organizações públicas, sem fins lucrativos e privadas a mostrarem o seu próprio trabalho sobre os direitos humanos.
“Irão juntar‑se a outras pessoas de todo o mundo para aumentar a consciência sobre os direitos humanos e adicionar ao impulso de fazer uma mudança positiva no mundo.”
Os cidadãos da sua comunidade enviaram‑lhe inúmeras mensagens de agradecimento, que diziam que os eventos “fortaleceram‑lhes para serem agentes para a educação dos direitos humanos.” Mas não há nada mais significativo para a Demme do que dar um bom exemplo para os outros jovens. “A melhor parte foi uma rapariga de 10 anos que veio ter comigo e disse‑me que ela mal podia esperar para crescer, para poder preparar eventos como este.”
Só em apenas 7 anos, os defensores da terra natal da Demme cresceram até uma equipa dedicada de voluntários e um evento anual de classe mundial que alcançou milhões de vidas com a sua mensagem de paz e dos direitos humanos.
Para qualquer pessoa que esteja a pensar começar os seus próprios Passeios dos Direitos Humanos, a Demme disse: “Fá‑lo! Pode começar com algo mais pequeno e menos assustador do que nós tínhamos. Irão juntar‑se a outras pessoas de todo o mundo para aumentar a consciência sobre os direitos humanos e adicionar ao impulso.”
FAÇA UM DONATIVO
Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.