NOTÍCIAS

EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS CONSTRÓI RESPEITO NA ÍNDIA

Teresa Micheal (centro), uma professora de inglês em Mumbai, Índia, aparece com os seus alunos que são agora jovens orgulhosamente defensores dos direitos humanos.

Em Mumbai, os alunos transformam-se em defensores orgulhosos depois de aprenderem os seus direitos básicos.

A Escola GloWorld Finishing é uma das 100 escolas e vilas em Mumbai, Índia. Aqui, a professora de inglês Theresa Micheal explica como é que ela aborda os assuntos atuais com os seus alunos num esforço para promover uma maior consciência e uma atitude pacífica e tolerante.

Para descobrir o site da Youth for Human Rights, a Theresa diz que ela descobriu exatamente o que precisava para esse empreendimento. Depois de receber o seu pacote educacional dos Direitos Humanos, ela distribuiu prontamente os folhetos de O Que são os Direitos Humanos? à sua classe.

A resposta espantou-a. Depois de aprender os seus direitos fundamentais e a responsabilidade que vem de sabe-los, os alunos que antes eram violentos e rudes de repente pararam. Começam a respeitar-se uns aos outros. Vários alunos até organizaram uma fogueira para queimar as drogas que tinha andado a tomar e para simbolizar um novo começo.

“Vejo as crianças a sentirem-se honradas quando lhes dou esse chapéu de defesa”, disse Micheal. “Eles estão agora atraídos para a maneira correta de parar as coisas erradas.”

Encomendando imediatamente mais materiais, Micheal começou a dar lições regulares a 50 e 60 alunos ao mesmo tempo em Mumbai. À medida que se espalhava a palavra do programa, cem aldeias vizinhas começaram a exigir os seus filhos para serem ensinados os seus direitos inalienáveis.

Micheal está preparada para satisfazer a procura e está orgulhosa de embarcar no que ela chama “esta nobre causa”.

“Espero que a minha contribuição possa tornar o mundo um lugar melhor”, disse ela.



QUEREMOS realmente SABER DE SI

Os professores de estudos sociais são confiados com a prontidão dos alunos para assumir responsabilidades cidadanias. Eles encontraram um instrumento precioso para alcançar isso no currículo da Youth for Human Rights.

INCRIVELMENTE VALIOSO

“Tenho estado a usar o vosso material por 3 a 4 anos na minha eletiva dos direitos humanos. Uso o vídeo de A História dos Direitos Humanos como uma maneira de rever rapidamente a história e origens dos direitos humanos.… Os alunos aprendem a aplicar os direitos e conceitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos aos acontecimentos correntes da vida real. Os vossos materiais têm sido incrivelmente valiosos enquanto construo este curso a partir do zero. Obrigado!”

VITAL E TOTALMENTE INCLUSIVO

“Uso estes materiais todos os dias! Envolvo o meu ano nestes materiais.… Discutimos cada um dos vídeos com algumas das vossas perguntas. Peço experiência dos alunos que é relevante, e isso realmente faz com que a conversa continue. Educação dos direitos humanos é vital e é plenamente inclusive no meu currículo.”

PÔR OS ALUNOS A PENSAREM

“Uso os recursos da Youth for Human Rights na minha sala de aula da terceira classe como um ponto de partida para as discussões sobre os direitos humanos e para reuniões. Também tenho usado estes recursos em várias idades (grupos de enriquecimento) para levar os alunos a pensar sobre qual é o tipo de projetos para aprender serviços que eles possam estar interessados em desenvolver. Os filmes e vídeos curtos são uma forma maravilhosa de iniciar uma discussão com os alunos.”

AS IMAGENS SÃO PODEROSAS

“Os meus alunos do sétimo ano criaram recentemente arte sobre os 30 artigos para o Dia dos Direitos Humanos da ONU. As imagens foram poderosas para os alunos, especialmente porque a linguagem do documento é difícil para alguns. O programa foi um recurso excelente para os alunos. Eles descobriram que os vídeos são úteis para compreender os direitos humanos e a Declaração dos Direitos Humanos da ONU.”



PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Ajude a fazer dos direitos humanos uma realidade. Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada por membros nacionais da Organização das Nações Unidas em 1948. Mais de 60 anos depois desse acordo, a sua promessa está longe de ser cumprida.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD