NOTÍCIAS

LEVAR OS DIREITOS HUMANOS AO CORAÇÃO DO BRASIL

Os alunos da Unidade Escolar Mario Raulino no Brasil realizam seminários e aulas da Youth for Human Rights como parte regular do seu currículo.

O Professor Raimundo Sousa começa na sua escola, mas tem a intenção de elevar o país inteiro com os direitos humanos.

O lema de Teresina, a capital do Piauí, Brasil, diz Omnia in Charitate “Tudo pela Caridade” em português.

No espírito da frase, o professor de inglês brasileiro Raimundo Sousa trabalha fora de Teresina. A sua paixão é ajudar os seus semelhantes através dos direitos humanos.

“Acredito firmemente que o caminho para alcançar um mundo melhor cheio de justiça e paz começa em pequenos lugares como a nossa escola”, disse Sousa.

Sousa começou o seu trabalho em 2012, organizando eventos para aumentar a consciência sobre o bullying nas escolas e educar os jovens nos direitos humanos.

Para lançar a próxima fase do seu trabalho, ele foi à procura de inspiração e tropeçou na Youth for Human Rights. Ele estava ansioso, como ele disse: “por usar e desenvolver as ideias apresentadas neste kit fantástico… para provocar discussões, debates e mudar mentalidades.”

De acordo com isso, ele organizou um evento inaugural para 160 alunos na Unidade Escolar Mario Raulino. O público-alvo de Raimundo eram os alunos do ensino secundário, quem ele acredita que precisam de ficar conscientes do seu papel na formação da sociedade.

“Acredito firmemente que o caminho para alcançar um mundo melhor cheio de justiça e paz começa em pequenos lugares como a nossa escola.”

Durante a apresentação, Raimundo levou os alunos passo a passo através dos folhetos da Youth for Human Rights, convidando 30 alunos a estar perante a multidão, com cada um a recitar um direito humano diferente. Uma discussão reveladora seguiu-se.

“Foi uma experiência fantástica” disse Raimundo.

Raimundo depois orquestrou um dia de ação social, visitando a comunidade empobrecida de Mimbó a 240 quilómetros da sua cidade com uma equipa de voluntários. Juntos, eles entregaram brinquedos, roupas e alimentos em caixas de donativos com o logótipo da Youth for Human Rights (YHR) e anúncios de serviço público da Youth for Human Rights com aqueles que eles ajudaram.

Raimundo, que decidiu tornar-se o representante oficial para a Youth for Human Rights no Brasil, está a fazer planos para levar o programa por todo o país.

“Ao infundir os direitos humanos no coração de cada pessoa e tornarem-se cidadãos reais”, disse ele.



FACTOS

O VERDADEIRO ESTADO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

As crianças são o nosso futuro e no entanto os seus direitos estão a ser violados por todo o globo. Aqui está a análise:

300 000

CRIANÇAS MENORES DE 18 ANOS

são exploradas como crianças soldados por todo o mundo.

16 000

CRIANÇAS

morrem diariamente, a maioria de causas evitáveis ou tratáveis.

246

MILHÕES

de crianças em todo o mundo são forçadas para fazer trabalhos difíceis e às vezes perigosos.

230

MILHÕES

de crianças sob a idade de cinco anos nunca são oficialmente registadas e portanto têm falta dos direitos dos cidadãos comuns.

100

MILHÕES

de crianças em todo o mundo não estão na escola e não é dada a oportunidade de ter uma educação.



PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Ajude a fazer dos direitos humanos uma realidade. Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada por membros nacionais da Organização das Nações Unidas em 1948. Mais de 60 anos depois desse acordo, a sua promessa está longe de ser cumprida.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD