NOTÍCIAS

EDUCADORES CHAMAM UNIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS “O MELHOR AMIGO DO PROFESSOR”

Na Conferência Nacional de Estudos Sociais, Unidos pelos Direitos Humanos providenciou aos educadores de 45 estados dos EUA os materiais dos direitos humanos.

Encarregues de preparar alunos para serem cidadãos duma democracia diversa, os professores de estudos sociais contam com Unidos pelos Direitos Humanos.

Um em cada quatro alunos inscritos numa escola americana é regularmente submetido ao bullying. O resultado: 160 000 adolescentes dos EUA todos os dias acabam por faltar à escola para evitar os seus tormentos. Um em cada dez alunos desiste da escola completamente.

Não é nenhuma surpresa que os professores de estudos sociais dizem que estão à procura de maneiras de acabar com o bullying — a sua sala de aulas são um lugar ideal para abordar este problema no contexto dos direitos humanos.

Os professores de estudos sociais também estão encarregados dos Estudos Sociais do Conselho Nacional com a tarefa de ajudar os jovens a “tomar decisões informadas e decisões para o bem público como cidadãos duma sociedade culturalmente diversa e democrática.”

Mas muitos professores perguntam-se por onde começar para executar essa responsabilidade.

Para responder a essas perguntas e ajudar os educadores a encarar a necessidade dos materiais do currículo da Youth for Human Rights (YHR) e a sua organização mãe, Unidos pelos Direitos Humanos (UHR), a construir uma exposição na Conferência Anual de Estudos Sociais do Conselho Nacional de 2015 em New Orleans. Aqui, ambas as organizações oferecem aos professores e profissionais materiais envolventes para enfrentar o bullying e o assunto mais amplo dos direitos humanos.

Os materiais foram um sucesso imediato e estrondoso. Um professor, quando viu pela primeira vez o kit do educador da Youth for Human Rights apresentado na conferência, chamou o conteúdo um “sonho tornado realidade”. Outro referiu-se como “o melhor amigo do professor de estudos sociais”.

O Pacote Educacional da Youth for Human Rights inclui um manual do educador passo a passo, 24 folhetos de O Que são os Direitos Humanos?, um documentário sucinto e poderoso e 30 anúncios de serviço público a trazer a Declaração Universal dos Direitos Humanos à vida. Um professor resumiu os pensamentos expressos por vários dos seus colegas a dizer: “Este currículo irá ser 100% eficaz e útil na minha sala de aula.”

Os direitos humanos específicos explorados neste programa incluem “Não Discrimine” e “Nenhuma Tortura” com o impacto dos anúncios de serviço público que abrangem dinâmicas sociais entre os jovens. Eles examinam o bullying e a violência.

Vários educadores entraram entusiasticamente e incorporaram imediatamente os materiais dos direitos humanos nas suas apresentações na conferência.

Os professores estavam mais encantados em aprender que a Youth for Human Rights não é só uma ferramenta eficaz, é-lhes dada sem nenhum custo e eles podem adaptar os materiais para servir os interesses específicos da sala de aula e necessidades dos alunos. Vários educadores entraram entusiasticamente e incorporaram imediatamente os materiais dos direitos humanos nas suas apresentações na conferência.

Aqueles que já estão familiarizados com o programa estavam desejosos de partilhar os seus sucessos. Um professor disse que ele compreende que os direitos humanos são apresentados no programa como um “conjunto de valores para a humanidade”, permitindo que a juventude os ponha em ação. O seu colega acrescentou: “Os vídeos foram espetaculares. Os meus alunos gostaram realmente dele!”

Os professores que utilizam o programa da Youth for Human Rights ficaram também satisfeitos por descobrir que podiam graduar para Unidos pelos Direitos Humanos, com o seu currículo de profundidade para mais audiências maduras.

Enquanto os programas fornecem currículos, há sempre espaço para criatividade. Um professor de estudos sociais e espanhol optou por materiais em inglês e espanhol e planos para usar os materiais para ensinar espanhol, enquanto os alunos aprendem os seus direitos humanos.



PRECISAMOS DA SUA AJUDA

Ajude a fazer dos direitos humanos uma realidade. Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada por membros nacionais da Organização das Nações Unidas em 1948. Mais de 60 anos depois desse acordo, a sua promessa está longe de ser cumprida.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD