| WASHINGTON, D.C., ESTADOS UNIDOS | 11 DE SETEMBRO DE 2025 |

No Palco Global da Diplomacia e dos Direitos Humanos

De um bairro de gueto na Roménia até aos corredores das Nações Unidas, Isabelle Vladoiu foi guiada por uma missão inabalável: a busca da justiça e a preservação da dignidade humana.
Isabelle Vladoiu, fundadora do Instituto de Diplomacia e Direitos Humanos dos EUA, conduz seminários que se concentram na importância dos direitos humanos para alcançar a segurança global.

Nascida pouco depois da queda de um regime totalitário na Roménia, a vida de Isabelle Vladoiu foi ensombrada pelas gritantes desigualdades da sociedade pós‑comunista. “A minha infância foi marcada por um ambiente em que o medo e a supressão eram a norma”, diz ela.

Com 19 anos, mudou‑se para Bucareste para estudar direito. Depois, cinco anos mais tarde, foi aceite num programa de mestrado na Universidade de Buffalo, Nova Iorque, e deixou a Roménia para forjar uma nova vida na América.

“No entanto, foi em junho de 2016 que a minha vida deu uma reviravolta decisiva”, diz ela.

Perto de concluir o seu mestrado, a paixão de Isabelle pelos direitos humanos impulsionou‑a a procurar uma plataforma para a sua advocacia.

“Candidatei‑me para representar o meu novo país num dos mais altos fóruns de diálogo sobre direitos humanos — a Cimeira da Youth for Human Rights International nas Nações Unidas”, diz ela. “Fui uma dos apenas 70 jovens de todo o globo a quem foi concedida a honra de participar neste evento de prestígio. Na cimeira, estive perante uma assembleia de mais de 400 participantes, incluindo funcionários da ONU, laureados com o Prémio Nobel e decisores políticos globais, para partilhar a minha jornada.”

Nesse dia, Isabelle percebeu que a sua participação nesta cimeira marcava um novo e notável começo — um compromisso vitalício com a defesa dos direitos humanos.

Ela continuou a capacitar educadores locais e líderes comunitários em Buffalo para integrar a educação sobre os direitos humanos nos seus currículos e programas comunitários.

Ao mudar‑se para Washington, D.C., fundou o Instituto de Diplomacia e Direitos Humanos dos EUA (USIDHR) em 2019 e começou a usar os materiais educacionais de Unidos pelos Direitos Humanos.

“A estatística gritante de que 258 milhões de crianças em todo o mundo estavam fora da escola alimentou a minha determinação. USIDHR foi a minha resposta para proporcionar a essas crianças o seu direito humano fundamental à educação”, diz ela.

Com a USIDHR, o papel de Isabelle evoluiu das atividades de base que marcaram os seus anos em Buffalo para o envolvimento nos mais altos níveis da diplomacia.

“Esta transição não foi apenas um passo em frente”, diz ela, “foi um salto para uma esfera onde a minha voz e a nossa missão podiam ressoar num palco global. Presidentes de estados começaram a convidar‑me para os seus países, reconhecendo o impacto e o potencial das iniciativas da USIDHR para remodelar as suas sociedades. Governos de todo o mundo começaram a enviar delegados para os nossos programas de treino, ansiosos para que eles absorvessem a educação abrangente sobre os direitos humanos que oferecemos, para que pudessem regressar a casa e implementar reformas significativas.”

De baixo para cima e de cima para baixo, Isabelle está a criar um mundo justo e equitativo. Veja toda a sua história em PT.Scientology.TV/IVladoiu.



ENTRAR EM AÇÃO
Junte‑se à Equipa Mundial

Uma voluntária de Unidos pelos Direitos Humanos num festival em Camberra, Austrália, a educar outros sobre os 30 direitos humanos universais.

Imagine acordar de manhã sabendo que vai fazer algumas mudanças positivas na vida das pessoas, incutindo um senso de respeito, tolerância e paz.

Bem‑vindo à equipa mundial de voluntários dedicados que ministram seminários educacionais sobre os Direitos Humanos em escolas e organizações locais, educando crianças, adolescentes e adultos.

A maioria da população mundial só consegue nomear alguns dos 30 direitos humanos abrangidos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH) das Nações Unidas. Pode mudar isso tornando‑se um voluntário de Unidos pelos Direitos Humanos (UHR) ou da Youth for Human Rights International (YHRI) e começando a dar conferências sobre os Direitos Humanos na sua área. Estão disponíveis materiais educacionais em UnidosPelosDireitosHumanos.pt e pt.YouthForHumanRights.org, permitindo a qualquer pessoa disseminar a DUDH na sua comunidade.

Junte‑se ao movimento. Contacte‑nos aqui.



RESTAURAR OS DIREITOS HUMANOS

Junte‑se ao movimento internacional dos Direitos Humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. A UHR ajuda indivíduos, educadores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos do Homem.