NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

YHR NEPAL REALIZA UMA REUNIÃO INTERNACIONAL SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

200 delegados de 16 nações, bem como dignitários, participaram no 2.º Fórum Internacional dos Jovens sobre os Direitos Humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Delegados de todo o mundo reúnem‑se em Katmandu, Nepal, unindo forças para mudar o mundo através da educação dos direitos humanos.

O Fórum da Juventude Internacional sobre os Direitos Humanos e SDGs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — estabelecidos pelas Nações Unidas), organizado pela Youth for Human Rights Nepal, foi realizado em Katmandu. O tema foi “Fazer parceria com os jovens para alcançar os SDGs: movendo‑se de política para ação”. A conferência de dois dias reuniu indivíduos entusiasmados afins que estavam unidos num voto para mudar o mundo. O foco da conferência estava a fortalecer os jovens em participar na implementação, supervisão e avaliação dos direitos humanos em relação aos SDGs.

Os SDGs estão relacionados com pobreza, desigualdade clima, degradação ambiental, prosperidade, paz e justiça. Programados para serem alcançados até 2030, cada objetivo relaciona‑se com um dos 30 artigos dos direitos humanos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Isto inclui o objetivo de alcançar a plena igualdade entre sexos, não ter pobreza, não ter fome, ter qualidade de ensino e mais.

“Comprometemo‑nos à ação, incluindo a educação sobre os direitos humanos nos sectores da educação formal e informal.”

Mais de 200 jovens delegados de 16 países trocaram pontos de vista, partilharam experiências e desenvolveram planos de ação realistas para reconstruir comunidades. O Honorável Ganesh Prasad Timilsina, presidente da Assembleia Nacional do Nepal, inaugurou o evento. Outros dignitários presentes eram representantes da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional da Juventude, do Banco Mundial e do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado das Montanhas.

A conferência terminou com a assinatura duma Declaração da Juventude, que diz em parte: “Comprometemo‑nos à ação, incluindo a educação sobre os direitos humanos nos sectores da educação formal e informal e concretizar os SDGs na comunidade mais ampla e especialmente vulnerável.[…] Pedimos a todos os povos, especialmente os nossos jovens colegas para se moverem da política para as ações ao nos educarmos em relação à DUDH e ao nos empenharmos para cumprir os SDGs para o benefício das nossas comunidades, dos nossos países e do mundo.”



FACTOS

A REALIDADE DA POBREZA

O artigo 25 da DUDH garante comida e abrigo para todos, mas aqui está a realidade.

3 MIL MILHÕES

PESSOAS

(quase metade da população do mundo) vivem com menos de 2,5 dólares por dia

1.3

MIL MILHÕES DE DÓLARES

delas vivem com menos de 1,25 dólares por dia — numa pobreza extrema

22 000

CRIANÇAS

morrem todos os dias devido à pobreza

151

MILHÕES

de crianças com menos de 5 anos ficaram retardadas no seu crescimento devido à má nutrição crónica, no ano de 2017

842 000

PESSOAS

morrem anualmente devido à falta de acesso a água potável, saneamento e higiene das mãos



VOCÊ PODE AJUDAR

Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD