Organizacões dos Direitos Humanos
Organizações Intergovernamentais e Governamentais
Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos:
Conselho dos Direitos Humanos:
Um corpo intergovernamental compreendendo membros de quarenta e sete estados, o Conselho dos Direitos Humanos tem a tarefa de promover e proteger os direitos humanos internacionalmente. Os seus mecanismos para promover estes fins incluem a Revisão Periódica Universal que avalia situações em todos os 192 estados membros da ONU, um Comité de Aconselhamento que oferece perícia sobre questões dos direitos humanos, e um Procedimento de Queixas para indivíduos e organizações para trazer as violações dos direitos humanos à atenção do Conselho.
Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (UNESCO, do inglês United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization):
O objectivo da UNESCO é estabelecer a paz na mente dos homens. O seu trabalho no campo dos direitos humanos tem como objectivo fortalecer a consciência e actuar como um catalisador para ações regionais, nacionais e internacionais em direitos humanos.
Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados
Este Gabinete lidera e coordena ação internacional para proteger e resolver problemas dos refugiados em todo o mundo. O seu objectivo principal é salvaguardar os direitos e bem–estar dos refugiados. Este esforça–se por garantir que todos possam exercer o direito de pedir asilo e encontrar refúgio seguro noutro estado, com a opção de regressar a casa de forma voluntária, integrar–se no lugar ou reinstalar–se num terceiro país.
Gabinete de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho do Departamento de Estado dos EUA:
O Gabinete de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho do Departamento de Estado dos EUA esforça–se por descobrir a verdade e expor os factos em todas as suas investigações dos direitos humanos, relatórios anuais sobre condições do país, etc. O gabinete realiza ações para fazer parar abusos em curso e mantém parcerias com organizações dedicadas aos direitos humanos.
Gabinete de Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE):
O Gabinete de Instituições Democráticas e Direitos Humanos da OSCE, composto de cinquenta e seis estados participantes da Europa, Ásia Central e América do Norte, dedica–se a atividades dos direitos humanos centrando–se na liberdade de circulação e religião, prevenção de tortura e tráfico de pessoas.
Veja os dias oficiais das Nações Unidas em observância dos direitos humanos