NOTÍCIASFAZER DOS DIREITOS HUMANOS UMA REALIDADE GLOBAL

ATRIZ INDIANA SHEENA CHOHAN ATRAVESSA FRONTEIRAS PARA ENSINAR OS DIREITOS HUMANOS

A atriz Sheena Chohan entrega um seminário da Youth for Human Rights para crianças na Índia que participam com entusiasmo.

A Sheena Chohan não é apenas uma cara bonita. Como Embaixadora da Youth for Human Rights no Sul da Ásia, ela está a mudar a vida de milhões de pessoas.

O interesse da atriz Sheena Chohan pelos direitos humanos começou cedo. Ao crescer na Índia, ela viu que, apesar de ser um “país espiritual”, também tinha problemas de discriminação. “Uma das principais questões na Índia é que as mulheres são constantemente discriminadas e não são tratadas de forma igual”, disse a Chohan. Isso inclui 29% das mulheres indianas que sofrem abuso doméstico.

Depois de ganhar o concurso de beleza Miss Kolkata e a categoria “I Am Voice” de Miss Universo Índia, a Chohan teve logo papéis no cinema, anúncios e oportunidades de modelagem. “Enquanto estava a fazer tudo isso, pensei comigo mesma: ‘Agora é a altura que eu quero fazer algo com a minha vida para um propósito maior do que eu’”, explica a Chohan. Ela encontrou esse propósito na Youth for Human Rights Internacional (YHRI). “Era uma resposta à pergunta que estava a procurar, que era sobre a desigualdade entre homens e mulheres.”

Agora Embaixadora da YHR Sul da Ásia, a Chohan criou postais com a sua foto e colocou os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o endereço do website da YHRI nestes. Quando os fãs pediram autógrafos, ela pegou num postal, assinou‑o e deu‑lhes, distribuindo milhares.

Ela foi mais longe nas escolas e realizou seminários em todos os níveis de ensino. A mudança foi tão marcante com os alunos que os executivos da escola tornaram a YHRI parte do currículo. A Chohan por fim alcançou mais de 7000 alunos. Isso incluiu a Whistling Woods International, uma das principais escolas de cinematografia da Índia, onde ela deu um seminário a 500 alunos que, por sua vez, fizeram filmes baseados num artigo específico da DUDH. Quando a Chohan se tornou anfitriã do concurso Lovello Miss Mundo Bangladesh, ela incentivou as rainhas de beleza a usar a sua plataforma para defender os direitos humanos. Então, como nova apresentadora da Liga Premier do Bangladesh (críquete) no programa de TV número um do país, ela disse: “Naquele momento eu pensei: ‘OK, tenho esta plataforma, como posso levar isso adiante para espalhar a mensagem dos direitos humanos?’” Em resposta a isso, ela não só falou dos direitos humanos no seu programa, mas também trabalhou com a filial local da YHR Bangladesh, que realizou campanhas de petição, marchas e palestras. Agora, 49 universidades usam materiais da YHRI. A Chohan falou dos direitos humanos em todas as oportunidades dos meios de comunicação, ganhando o apelido de “A Rapariga dos Direitos Humanos” e alcançou milhões de pessoas no Sul da Ásia. Saiba mais sobre o seu trabalho em pt.scientology.tv/SChohan.



AGIR
Tornar os Direitos Humanos Conhecidos e Praticados

Uma lenda dos direitos humanos é celebrada com atividades no Dia de Nelson Mandela.

Todos os anos, no dia 18 de julho, celebramos o Dia de Mandela, um dia não só para recordar um líder humanitário e mundial, mas também para levar adiante o seu legado de defesa dos direitos humanos em todas as partes deste mundo.

Como Nelson Mandela disse: “O que conta na vida não é apenas o facto de termos vivido. É a diferença que fizemos na vida dos outros que vai determinar o significado da vida que levamos.”

Você pode fazer uma diferença real na vida dos outros através de seminários, campanhas de petição, concursos de arte e quaisquer outros meios criativos para alcançar as pessoas e educá‑las sobre os seus direitos humanos.

Encomende os materiais necessários para estas atividades em unidospelosdireitoshumanos.com.pt e juventudeparaosdireitoshumanos.pt. Diga‑nos os seus planos e conte‑nos o que fez. Envie a sua história com fotos e vídeos.

Ao trabalharmos juntos nesta campanha mundial, podemos garantir que os direitos humanos sejam conhecidos e respeitados por todos.



COMO PODE AJUDAR

Junte‑se ao movimento internacional dos direitos humanos ao tornar‑se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. Unidos pelos Direitos Humanos ajuda indivíduos, professores, organizações e corpos governamentais por todo o mundo para elevar a consciencialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

FAÇA O DOWNLOAD »
FAÇA DOWNLOAD